quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

EVENDUSK - Picture of a Paradise

Ano: 2019
Tipo: Extended Play (EP)
Selo: Independente
Nacional

Texto: “Metal Mark” Garcia


Introdução: Entre as diversas formas de se fazer Doom Metal, uma vertente surgida nos anos 90 tem enorme “appeal” no meio: o chamado Doom Gothic Metal, que nada mais é que a elegância herdada do Gothic Rock dos anos 80 (bandas como THE SISTERS OF MERCY e FIELDS OF THE NEPHILIM são as influências mais notadas do lado do Gothic), mais a estética pesada e agressiva do Doom Metal, com a adição de melodias mais aveludadas. Até hoje, mesmo após a moda do estilo entre os anos de 2003 até 2007 aproximadamente, ainda existem nomes que surgem por aí, sem atingir o mesmo patamar de sucesso dos gigantes do passado. E isso é válido para o Brasil, pois se pode afirmar que o EVENDUSK, quarteto novato de São Paulo, é um representante nacional do estilo, como o EP “Picture of a Paradise” deixa claro.

Análise geral: Muito da musicalidade da banda remete aos caminhos mais aveludados e macios o Symphonic Metal, devido à presença quase constante dos teclados com boas incursões e os vocais femininos. Mas é preciso notar que as guitarras e a base rítmica dão uma sustentação pesada às canções, e assim criam uma transição bela e melancólica em vários momentos (como no se ouve claramente em “Beneath the Surface”). Se não existe a mesma riqueza técnica que alguns de seus pares, sobra em termos de energia e identidade.

Arranjos/composições: Usando a presença de teclados melodiosos, a banda mostra uma excelente dinâmica nos contrastes de peso, elegância e agressividade (sim, ela está presente) que o grupo mostra. Embora como um primeiro disco de uma banda ainda mostre arestas para serem acertadas futuramente, é interessante notar os contrastes criados pelos vocais femininos melódicos e masculinos urrados, além da boa técnica musical apresentada por baixo e bateria, além das guitarras mostrarem riffs interessantes. Os arranjos são mais simples, mas sem que a música do quarteto soe simplista em momento algum.

Qualidade sonora: Gravado no Masterpiece Studio sob a tutela de Pedro Esteves (conhecido produtor musical de SP, além de guitarrista do LIAR SYMPHONY), se percebe que houve a necessidade de garantir que o EP soasse limpo (para que as melodias do grupo fossem compreendidas integralmente), mas sem perder a noção de peso. Óbvio que pode ser melhorado em futuros trabalhos do grupo, mas o que se ouve em “Picture of a Paradise” é muito, muito bom para um grupo ainda jovem (só tem dois anos de formação).

Arte gráfica/capa: A arte da capa é de Rômulo Dias, da RDD Design, que buscou fazer algo que usasse contrastes de preto, branco, cinza e vermelho de uma forma mais simples, mas que encaixa na proposta lírico-artística do grupo.

Destaques musicais: O EVENDUSK ainda precisa burilar um pouco mais suas músicas, embora já mostrem um potencial enorme a ser usado mais adiante. Mas isso não quer dizer que o EP seja ruim, muito longe disso. É muito bom.

“Picture of a Paradise”: Uma típica canção que transita entre o Symphonic Metal e o Doom Gothic Metal, mostrando um equilíbrio muito bom entre peso, agressividade e melodia. Os contrastes dos timbres vocais se destacam bastante, embora os teclados não fiquem atrás em suas belas passagens.

“Winter”: Mais melódica e introspectiva, é a música escolhida para ser um Single de divulgação do EP (vide o lyric vídeo), onde a base rítmica se mostra sólida e eficiente, acompanhada por um solo de guitarra muito bom.

“A Soul’s Agony”: Mesmo mantendo o enfoque Gothic/Symphonic da banda, aqui se tem a presença de melodias de fácil assimilação do tipo que o NIGHTWISH usou em sua fase “Century Child”, com uma dinâmica excelente entre guitarras e teclados.

“Beneath the Surface”: Uma canção puramente bela e introspectiva, onde vocais e pianos se apresentam com belíssimas melodias e uma ambientação levemente melancólica. Uma faixa que encerra o EP em alto nível.

Conclusão: Se “Picture of a Paradise” mostra um trabalho musical a ser burilado pela experiência, também deixa evidente que o EVENDUSK tem muito a oferecer ao estilo no futuro. Por agora, este EP nos apresenta um grupo que pode ser considerado uma das revelações desse ano (já que este veio ao mundo no finalzinho do ano passado).

E “Picture of a Paradise” pode ser ouvido nas seguintes plataformas:


Nota: 81%


Tracklist:

1. Picture of a Paradise
2. Winter
3. A Soul’s Agony
4. Beneath the Surface


Banda:


Lucia Ricardo - Vocais
Bruno França - Guitarras, teclados
Wilson Souza - Baixo, vocais
Rafaela Martini - Bateria


Ficha Técnica:

Pedro Esteves - Produção
Romulo Dias (RDD Design) - Arte da capa


Contatos:

Site Oficial:


“Winter”: https://www.youtube.com/watch?v=uGCkio_b2TY



Spotify: