sexta-feira, 9 de agosto de 2019

INDIVIDUAL - Sarcastic Collapse


Ano: 2018
Tipo: Single
Selo: Independente
Nacional


Tracklist:

1. Sarcastic Collapse


Banda:


Marco Aurélio - Baixo, Vocais
Carlos Deloss - Guitarras


Ficha Técnica:

Marco Aurélio - Produção


Contatos:

Site Oficial:
Facebook: https://www.facebook.com/individualmetal
Instagram:
Assessoria: Lux Press
E-mail: individual.band@gmail.com

Texto: “Metal Mark” Garcia


Introdução:

Existem bandas que realmente ousam quando estão compondo, mandando às favas tudo que seja modelo ou restrição, pondo barreiras e limites abaixo na base da bicuda bem dada. Bandas que preferem ser criativas que, muitas vezes, aceitas por um público grande.

Nisso, o INDIVIDUAL, de Osasco (SP) mostra as garras, pois o novo Single, “Sarcastic Collapse”, é uma paulada bem dada, e uma música inovadora.


Análise geral:

Para quem não conhece a banda, eles tocam um híbrido de Death Metal à lá Flórida com passagens de Thrash Metal, mas ponham na mistura influências claras de Jazz, Rock Progressivo e momentos limpos que remetem à Bossa Nova. Sim, eles são bem livres de qualquer limite, e fazem disso uma forma de música complexa e técnica, mas brutal e pegajosa.

Sim, eles são muito bons no que fazem!


Arranjos/composições:

Deveria estar escrito nessa parte “eu desisto”, pois não é um trabalho fácil falar na qualidade dos arranjos do grupo.

Transitar do Jazz para a pancadaria explícita, para depois cair em viagens de Rock Progressivo é algo que poucos podem fazer com qualidade sem se complicarem. E eles conseguem, mas sempre tendo em mente que a agressividade precisar estar presente.

Ritmos insanos que mudam sem aviso, riffs coesos e brutos, baixo e bateria criando uma base rítmica técnica e pesada, vocais insanos que oscilam entre timbres esganiçados e guturais de doer os ouvidos, tudo funciona bem, sem deixar espaços.


Qualidade sonora:

A produção do baixista/vocalista Marco Aurélio ficou em busca de algo que fosse agressivo, brutal, mas seco. E justamente por isso se consegue compreender todos os arranjos e nuances de sua canção. Ou seja, conseguiram fazer algo limpo e bem definido, mas sem que a agressividade seja perdida.

Esmiuçando: barulhento e opressivo, mas claro.


Arte gráfica/capa:

O desenho em si é bem trabalhado, mas o que torna a arte gráfica da capa do Single agradável aos olhos é o uso de poucas coras (apenas tons de preto, branco e cinza). Muito bom, eficiente e direto, contrastando com a música.


Destaques musicais:

A verdade é que desde eu EP “Worst Case Scenario” o grupo já mostrava potencial para ser melhor que 90% das bandas que tocam em um fôlego só do início ao fim de um disco. E em “Sarcastic Collapse” eles deram um passo adiante.

Variada e caótica, com mudanças de ritmo e pegada súbitas, a canção mostra riffs insanos, bem como momentos limpos excelentes. Os vocais são de primeira, assentando bem sobre a base instrumental sem problemas com dicção.

Sim, é uma grande canção, sem sombra de dúvidas!


Conclusão:

Uma pena que “Sarcastic Collapse” seja apenas um Single. Mas esperemos que seja um prenúncio de coisa boa vindo por aí.


Nota: 9,2/10,0


Youtube