Ano: 2018
Tipo: Full Length
Selo: Shinigami Records
Nacional
Tracklist:
1. The Body Market
2. Echoes of an Ugly Past
3. Leave Me Alone
4. Imagine
5. Turn It Over
6. Too Cold to Touch
7. Trust
8. Pale and Perfect
9. Silent Scream
Banda:
Apollo Papathanasio -
Vocais
Niclas Engelin -
Guitarras
Jonas Slättung -
Baixo, vocais
Gas Lipstick -
Bateria
Ficha Técnica:
Oscar Nilsson - Mixagem,
masterização, engenharia
Dan Lind - Arte da
capa, design
Petter Olsson -
Teclados, efeitos
Robin Matsson -
Arranjos de cordas
Contatos:
Site Oficial: http://www.wesellthedead.com/
Facebook:
https://www.facebook.com/WeSellTheDead/
Assessoria:
E-mail:
Texto: Marcos Garcia
Vez por outra, quando músicos experientes começam um
trabalho paralelo às suas bandas principais, é bom que os fãs se preparem, pois
podem se decepcionar, já que em geral, eles buscam similaridades com os
trabalhos das bandas que já conhecem. Por isso, é bom que se tome cuidado. Mas
mesmo com a decepção dos mais fanáticos, em geral, encontramos trabalhos bem
legais, que apenas distam das bandas já estabelecidas. Mas teria graça se os
músicos se repetissem?
Por isso, é bom que se tome cuidado quando ouvirem “Heaven Doesn’t Want You and Hell is Full”,
primeiro disco do quarteto sueco WE SELL
THE DEAD, que acaba de chegar ao Brasil pela Shinigami Records.
No quarteto, só existem músicos experientes, mas os nomes de
Niclas Engelin (guitarrista do IN FLAMES), Apollo Papathanasio (vocalista do SPIRITUAL BEGGARS), e Gas
Lipstick (ex-baterista do HIM) podem
dar uma ideia errônea do que a banda faz. Em “Heaven Doesn’t Want You and Hell is Full”, o grupo foca suas
energias em um Metal tradicional à lá BLACK
SABBATH da fase pós-Hughes com algo de Hard Rock clássico, e muito da
estética do Gothic Rock. Óbvio que é diferente do usual ou do que todos
poderiam esperar, e por isso, é muito bom.
Em termos de qualidade sonora, o disco é um tiro certo: não
existe nada em termos de produção sonora que não tenha ficado extremamente bem
cuidado. Tudo soa claro e compreensível, mas ao mesmo tempo, pesado e intenso.
E como o disco tem uma forte carga emotiva, bem dizer melancólica, necessitava
de algo encorpado, e eles conseguiram. Além disso, a arte visual acompanha todo
o conceito musical da banda, priorizando tons de preto, branco e cinza em
contrastes com vermelho, além da “cartoonização” dos membros da banda na capa e
na arte do encarte ficou ótima.
Apesar de ser o primeiro disco do WE SELL THE DEAD, o quarteto já chegou com tudo, mostrando um
trabalho realmente criativo, com linhas melódicas até simples, mas sempre
carregadas de feeling. E isso tudo, apoiado na experiência dos integrantes
tornam “Heaven Doesn’t Want You and Hell
is Full” uma experiência e tanto. Aliás, é ouvir e gostar, não tem como, já
que a banda capricha nos arranjos.
Usando uma visão melancólica Vitoriana ao mundo atual, as
letras são excelentes, mostrando a realidade atual do ser humano. Sim, o disco
tem todo jeito de seguir uma linha conceitual, logo, se preparem. A densa e
pesada “Echoes of an Ugly Past” é
uma faixa pesada, densa e cheia de passagens Doom Metal pesadas, mas revestidas
de elegância (e que vocais maravilhosos). Já usando de uma estética toda Pos
Punk/Gothic em cima de um andamento pesado, temos “Leave Me Alone”, que vai seduzindo o ouvinte com suas melodias bem introspectivas
(e temos riffs bem simples, mas muito bem pensados). Já extrapolando na
melancolia e introspecção, temos algo bem próximo ao Gothic Rock em “Imagine” (mais um belo trabalho dos
vocais, com bons backing vocals). Indo ainda mais fundo no lado Gothic em
algumas partes, “Turn It Over” mostra
algo bem mais acessível (e com um trabalho simples, mas pesado, de baixo e
bateria). Usando de arranjos de pianos muito belos, temos a balada “Too Cold to Touch”, que é bem
diferente do contexto do álbum, mas que ficou uma joia rara (e que nos dá uma
mostra da versatilidade dos vocais). Mixando peso e melancolia com maestria,
temos “Trust”, outra pérola valiosa
com melodias introspectivas simples. Rebuscando o lado mais pesado e bruto do
grupo (sem que as melodias sejam obliteradas), temos “Pale and Perfect”, outra em que o feeling denso que permeia o disco
está bem evidente nas guitarras, e são os mesmos elementos de “Silent Scream”, embora esta esteja com
uma aclimatação ainda mais melancólica, fechando o disco com chave de ouro. Só não se menciona “The Body Market” porque a mesma é uma introdução.
Eles já começaram por cima com “Heaven Doesn’t Want You and Hell is Full”, e podemos considerar o WE SELL THE DEAD como um dos mais
fortes candidatos ao posto de revelação de 2018 com certeza.
Nota: 98%
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