terça-feira, 17 de julho de 2018

SILVERAGE - Presence


Ano: 2018
Tipo: Extended Play (EP)
Selo: Independente
Nacional


Tracklist:

1. Mohicans
2. Time is Not
3. Into the Fire
4. The Hideaway
5. Ghost Romance
6. Presence
7. First Impressions


Banda:


Roberto Gutierrez - Baixo, vocal
Kadu Averbach - Guitarras
Gustavo Gomes - Bateria


Ficha Técnica:

Thiago Bianchi - Produção, gravação, mixagem, masterização
Caio Mendes - Arte da capa
Marianne Catafesta - Arte da capa


Contatos:

Site Oficial:
Assessoria:

Texto: M. Garcia


O Metal brasileiro, por conta de muitas idiossincrasias pessoais dos fãs, está ficando cada vez mais enfraquecido em termos de cenário. Em contraposição, cada vez mais bandas com trabalhos muito bons surgem por aqui. Dessa vez, vindos de São Paulo, temos o trio SILVERAGE, chegando com “Presence”, seu primeiro trabalho.

Os 3 músicos da banda são experientes, com passagens pelo WIZARDS, HOLLOWMIND, LIVING LOUDER e no ELECTRITONE. A fusão de das influências musicais individuais nos concede um material onde pulsa um Hard’n’Heavy moderno, elegante e muito bem feito. Basicamente, poderíamos comparar (em termos estéticos) com um encontro do RUSH moderno (basicamente, da fase que se iniciou com “Presto”) com o VAN HALEN de Sammy Hagar, ou seja, técnico e elegante, mas com ótimas melodias que seduzem os ouvintes. E, além disso, o disco soa moderno e cheio de energia, nem de longe saudosista ou datado.

Ou seja, é um deleite para os ouvidos!

Tendo a produção, mixagem e masterização feitas por Thiago Bianchi no Estúdio Fusão, não poderia ter ficado melhor. Basicamente, todos os elementos de uma sonoridade (peso, clareza, peso, timbragem) foram feitos com esmero, de forma que está perfeito. E perfeito sem descaracterizar o trabalho do trio ou ser pedante; é perfeito porque se encaixa no que o grupo faz.

A arte visual, por sua vez, busca ser algo bem simples e funcional. Tudo talvez para que o foco das atenções fosse apenas a música do grupo. Mas mesmo assim, se percebe o uso de contraste de luz e sombras entre capa e contracapa.

E assim, podemos aferir que o trabalho do SILVERAGE é feito de forma melodiosa e consensual. Arranjos com um dinamismo incrível, mas sem que soem minimalistas ao ponto de destruir o “feeling” de espontaneidade, ou nos causar enorme torpor. Tudo soa justo e livre de pré-concepções, ou adesões a isso ou aquilo que não seja a música em si.

Mohicans” é uma faixa instrumental com uma pegada pesada, e um pouco simples em relação à técnica, sendo a introdução perfeita para “Time is Not”, uma canção permeada por uma estética melodiosa, pesada e envolvente (e com um trabalho técnico muito bom, e riffs de guitarra e solo esbanjando categoria, e cujo refrão é uma adaptação do poema “Time is Not”, de Henry van Dyke). Um pouco mais densa em termos de ambientação, mas mantendo o lado Hard’n’Heavy evidente, temos “Into the Fire” (que nos apresenta um trabalho ótimo de baixo e bateria). Já com elementos que rebuscam o Hard Rock dos anos 80 (não confundir com o Glam Metal e suas vertentes), temos “The Hideaway” com suas belas melodias acessíveis e um feeling que nos leva a um tempo maravilhoso que já não existe mais (sem ser uma canção datada, longe disso). Mesmo longe de ser uma balada, “Ghost Romance” se apresenta uma canção mais introspectiva e sensível, onde toda a parte dos vocais ficou muito boa. “Presence” possui elementos mais pesados e mesmo toques dissonantes, sem contar a alternância entre partes mais tecnicamente complexas à lá RUSH com momentos mais melodiosos e cativantes. E a instrumental terna “First Impressions” mostra bem como as guitarras da banda são ótimas, com um jeito técnico que não é pedante, mas que nos envolve (algo que Joe Satriani faz com maestria).

O SILVERAGE já chegou em alto nível. E “Presence” marca seu lugar no cenário Metal/Rock de uma forma que chega a nos assombrar!

Ótima estréia!

E podem ouvir “Presence” nas seguintes plataformas digitais:

Spotify: https://open.spotify.com/album/2yqlA8ncrEXaQ4QCZtfQ9M

CD Baby: https://store.cdbaby.com/cd/silverage1
  
Nota: 92%

Nenhum comentário:

Postar um comentário