sexta-feira, 23 de agosto de 2019

SYMPTOMEN - Welcome to Brazil


Ano: 2019
Tipo: Full Length
Selo: Independente
Nacional


Tracklist:

1. Mud of Death
2. Welcome to Brazil
3. Hail to the King
4. Toxic Life
5. Nation’s Disease
6. Born in Hell
7. Brazil I Am
8. Sinners
9. The End of Our Days


Banda:


Iago Pedroso - Vocais, Guitarras
Kim Malthus - Guitarras, Backing Vocals
Manassés Procópio - Baixo
Ricardo Menezes - Bateria


Ficha Técnica:

Iago Pedroso - Gravação, Mixagem, Masterização


Contatos:

Site Oficial:
Assessoria: www.wargodspress.com.br (Wargods Press)


Texto: “Metal Mark” Garcia


Introdução:

O Brasil sempre foi uma galinha dos ovos de ouro para políticos e corruptos. Não é preciso escrever muito para mostrar que, desde longos séculos, o país continua sendo uma verdadeira orgia digna de Sodoma e Gomorra em termos de política, corrupção e interesses de poucos suprimindo as necessidades de muitos. E quantas não foram as vezes que são vistas essas aberrações? Aliás, elas são vistas sempre, entra governo, sai governo.

Não, não é necessário ser de direita ou esquerda para se postar contra. Basta ser decente e honesto para isso...

Essa triste realidade já foi retratada muitas vezes em letras de discos de Metal, e o SYMPTOMEN, da cidade de Tatuí (interior de SP) chega para destilar sua música crítica com “Welcome to Brazil”, seu terceiro álbum.


Análise geral:

Rotular o trabalho do quarteto como Heavy Metal seria um pecado.

Óbvio que a noção melódica e partes envolventes estão ali, mas ao invés de buscarem algo à lá NWOBHM (como é bem comum no Brasil), o trabalho do grupo vai buscar influências na escola dos EUA e Alemanha suas influências, sem contar que aglutinam algo da adrenalina do Speed/Power Metal dos anos 80, e mesmo nuances do Thrash Metal de nomes como METALLICA e MEGADETH em seus momentos mais melodiosos. Existem até toques regionais brasileiros em certos momentos (como no Groove do Samba que se ouve em “Welcome to Brazil”).

Pode-se aferir que a banda faz um molde moderno do movimento conhecido como NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal), ou seja, é Heavy Metal tradicional, só que não tão focado assim na velha escola.

E sim, o disco é ótimo!


Arranjos/composições:

É onde o grupo ganha o jogo.

Sabendo não se prender demais a modelos já erodidos, a capacidade de dar um feeling jovem e cheio de energia às canções, sempre com uma visão de que não estamos mais no passado. Longe disso, os arranjos mostram que a banda olha para o futuro.

Ótimas melodias, bom approach técnico (sem ser exagerado), além de diversidade rítmica, tudo funciona bem azeitado, sem tirar nem pôr nada.


Qualidade sonora:

Como forma de TCC de sua graduação em Tecnologia em Produção Fonográfica na FATEC, Iago Pedroso soube construir uma sonoridade bem definida e clara, que permitisse as melodias da banda e seus arranjos serem compreendidos, mas com uma dose cavalar de peso.

A agressividade vem dos timbres instrumentais, pois houve preocupação em deixar tudo limpo, mas com força e rispidez.

Basicamente: é limpo, bem feito e agressivo de doer os ouvidos.


Arte gráfica/capa:

A arte da capa deixa óbvio o conteúdo lírico do álbum: uma crítica aos poderes políticos que colocam fogo no país enquanto se deleitam em festas e coquetéis.

Além disso, fica óbvia na arte a vocação ao peso e agressividade do grupo.


Destaques musicais:

Destilando fúria e melodias em 9 canções, o grupo realmente mostra que tem tudo para se tornar grande no cenário. Sim, eles têm muito talento.

As melhores: “Mud of Death”, cheia de melodias, e com ótima técnica (guitarras de primeira, roncando riffs brutos e solos melodiosos, e as letras falam sobre o infeliz desastre ambiental de Mariana, MG); “Welcome to Brazil” com seu molejo latino aliado ao peso do Metal (toques de Samba e Bossa surgem alguns momentos, com guitarras ótimas mais uma vez, mas como baixo e bateria estão bem); a veloz e envolvente “Hail to the King” (o refrão é excelente, e os vocais estão muito bem); o jeito quase Thrashy de “Nation’s Disease”; a pancadaria Thrash com melodias tradicionais de “Born in Hell” (óbvias influências de METALLICA e mesmo de bandas do US Metal como THE RODS surgem logo de cara); e a pegada envolvente e sedutora de “Sinners” (essa é para dar torcicolos por conta da energia, e sem mencionar que baixo e bateria mais uma vez roubam a cena). Mas o disco inteiro é excelente, daqueles que se ouve de ponta a ponta sem medo.

Antes que esqueçamos, um detalhe importante: “Welcome to Brazil” pode ser ouvido (e adquirido) nas seguintes plataformas digitais:

Youtube: https://goo.gl/tbcnnc  
Spotify: https://goo.gl/isyBtc  
Deezer: https://goo.gl/YifwSr 
iTunes: https://goo.gl/6qpw8E  


Conclusão:

Mostrando personalidade e força, o SYMPTOMEN vem para botar a cara no mundo com “Welcome to Brazil”, e como foi lançado em Dezembro de 2018, vem com tudo para ser votado como um dos melhores discos de 2019!


Nota: 9,3/10,0


Mud of Death



Brazil I Am

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